segunda-feira, 20 de agosto de 2007

NVIDIA no Ubuntu

Bem! Tudo começou assim.
Instalei o Ubuntu versão 7. Tudo muito lindo. Mas...
Minha placa é uma GeForce 6200 com 256 MB.

O vídeo só se apresentava na resolução de 800x600. Prá quem é quase cego é um bom negócio. Mas, prá quem quer ter dominio sobre sua interface gráfica.)?

Tentei o Gerenciador de Drivers Restritos no menu Sistema->Administração.
O danado só instala um driver que não me permite fazer minhas alterações: 1024x768.

Vasculhei a net tentando encontrar a solução e nada. Encontrei algumas dicas interessantes. Mas, por mais incrivel que pareça todas ensinavam da seguinte forma:
- Baixe o driver NVIDIA;
- Abra o Terminal;
- Kill id_do_processo;
- Instale.

Tentei umas mil vezes e nada.

Vasculhei a net mais um pouquinho, um pouquinho mais. Tuchê--->

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Encontrei a seguinte dica:
Bruno de Oliveira Abinader
GVoIP - INdT/UFAM
https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2005-April/000102.html

Caro Macgrey, você não precisa iniciar o Ubuntu sem o modo gráfico,
basta digitar o seguinte comando para "parar" o serviço de modo
gráfico:

vá para o console (CTRL+ALT+F1)

sudo /etc/init.d/gdm stop (isso irá parar o gdm)

depois disso, configure seu driver nvidia (se não souber fazer me
avise que eu posso te ajudar)

após a configuração, para voltar com o gdm digite:

sudo /etc/init.d/gdm start

Espero que funcione!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Funcionou que foi uma beleza.
Baixei o driver antes, é claro. Fui ao terminal e digitei:
$wget -c http://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/1.0-9746/NVIDIA-Linux-x86-1.0-9746.pkg1.run
Obs.: existe o driver NVIDIA-Linux-x86-100.14.11-pkg1, só que não testei, o meu funcionou, até o momento, melhor na versão 9746.

Copiei para /opt

CTRL + ALT + F1


Entrei com login e senha, lógico. Parei o gdm.
sudo /etc/init.d/gdm stop

Fui até o /opt onde havia salvo o download do driver.
$cd /opt

$sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-1.0-9746.pkg1.run
$sudo ./NVIDIA-Linux-x86-1.0-9746.pkg1.run

Segui o que pedia. Após o driver instalado.

$sudo /etc/init.d/gdm start

Após iniciar o ambiente gráfico. Fui até Aplicações>Ferramentas do Sistema>NVidia x Server Settings, e fiz todas as alterações necessárias.

Neste momento estou usando meu modo gráfico com maior sorriso no rosto.

Nenhum comentário: